Multiplicamos Soluções
Multiplicamos Valor
GarvalGarval

Notícias

Garval a apoiar os empresários dos Açores

2023-12-07

Na edição da Revista 'As 100 Maiores Empresas dos Açores' publicada pelo Jornal Açoriano Oriental, foi publicado o seguinte Artigo de Opinião do Presidente da Comissão Executiva da Garval Dr. Marco Fernandes:

'A Garval é a Sociedade de Garantia Mútua (SGM) que opera na região Centro e nos Açores, sendo  maioritariamente detida por Mutualistas/Empresas, mas tendo como acionistas principais o Banco Português de Fomento, S.A. (BPF), o IAPMEI e o Turismo de Portugal, as associações empresariais Nerlei e Nersant e ainda os principais Bancos nacionais (BPI, Novo Banco, Millennium BCP, CGD, Montepio, CCCAM), e tendo por missão atuar junto das empresas para lhes permitir uma maior acessibilidade ao crédito, em melhores condições financeiras, para desenvolverem os seus projetos.

Atualmente, grandes desafios se colocam às nossas empresas: os riscos macroeconómicos, com a subida da inflação e taxas de juro, os desafios geopolíticos que implicam incerteza no crescimento para novos mercados ou a manutenção nos atuais, desafios tecnológicos e de transformação digital, onde o papel da inteligência artificial ainda agora se está a iniciar, os desafios de se terem modelos de governance mais sólidos e transparentes e, ainda, o grande desafio da nossa geração e de todas as organizações – a sustentabilidade.

Assim, após mais de 20 anos de sucesso a apoiar as empresas e empreendedores de Santarém, Leiria, Coimbra, Castelo Branco e das ilhas dos Açores, a Garval tem também desafios acrescidos, como sejam apoiar as empresas na sua evolução para um mundo, que se quer, cada vez mais digital, sustentável e coeso económica e socialmente.

Para tal, temos no mercado uma oferta dirigida a estes grandes desígnios, com linhas para financiar a descarbonização e economia circular, os investimentos na área social e turismo sustentável, além de se ter a expetativa para breve de uma nova linha de garantia mútua, que se pretende venha a voltar a capacitar o mercado com uma oferta genérica para atender a necessidades de financiamento de curto prazo e de médio-longo prazo, com apoios ao investimento e a processos de M&A entre PMEs.

Assim, será neste contexto que a Garval está preparada e aberta ao futuro, para continuar a apoiar as empresas e empreendedores dos Açores num ambiente mais competitivo e dinâmico e onde o papel da garantia mútua se deseja ser muito relevante.

A Garval e a Garantia Mútua estão nas ilhas Açorianas de alma e coração, com uma carteira de garantias muito significativa, em parceria com os bancos locais e com uma equipa de açorianos, conhecedora da realidade regional e das pessoas e empresas, com uma grande proximidade aos seus problemas e ajudando-as a encontrar as melhores soluções. E assim queremos continuar, junto dos empresários açorianos!'




Ver todas as noticias