Multiplicamos Soluções
Multiplicamos Valor
Asset 4

Missão, Visão e Valores

A principal finalidade da Garval é permitir que a dimensão das empresas possa ser menos relevante como fator a considerar na obtenção dos referidos financiamentos, bem como intervir favoravelmente nas condições da sua obtenção.

Esta finalidade é prosseguida através da realização de operações financeiras - principalmente emissão de garantias - e prestação de serviços conexos, em benefício de micro, pequenas e médias empresas, ou de entidades representativas destas, que sejam suas acionistas, tendo em vista promover e facilitar o seu acesso ao financiamento, junto do sistema financeiro e do mercado de capitais.

A intervenção nos próprios financiamentos, garantindo uma parte, permite a diminuição das garantias a prestar pelas empresas e pelos seus promotores, a melhoria das condições de custo e prazo e o aumento da capacidade de endividamento das empresas. A prestação de outras garantias normalmente solicitadas às empresas no decurso da sua atividade corrente, e usualmente prestadas pelos bancos, permite também libertar plafonds para a obtenção de crédito.

Dado o tipo de atividade, a Garval está naturalmente vocacionada para a fase de crescimento e desenvolvimento da vida das empresas. Assim, o apoio à criação de empresas ou à reestruturação empresarial ficará, em princípio, fora do seu âmbito de atividade, dado o elevado grau de risco, as fortes necessidades financeiras e o envolvimento e acompanhamento necessários, nomeadamente através da presença regular no dia-a-dia das empresas.

Pretende-se, ainda, reforçar a intervenção junto do segmento de Pequenos Negócios. Tal visa, a um nível mais estratégico, aproximar a Garantia Mútua das empresas de menor dimensão e onde os benefícios se possam fazer sentir a dois níveis distintos:
  • O acesso ao crédito, viabilizando investimentos que não são aprovados pelos financiadores por falta de garantias ajustadas ao risco percebido pelos Bancos;
  • A obtenção de financiamento em melhores condições.