GarvalGarval

Notícias

Fórum da Garantia Mútua 2024 Inovação como motor de transformação no Setor Agrícola

2024-06-17
Fórum da Garantia Mútua 2024 Inovação como motor de transformação no Setor Agrícola

Foi uma Sala Tejo do CNEMA, completamente cheia, que acolheu mais um Fórum da Garantia Mútua no dia 11 de junho, integrado na 60.ª edição da Feira Nacional de Agricultura (FNA), em Santarém. A sessão de abertura esteve a cargo de António Gaspar, CEO da Agrogarante, uma das quatro sociedades que integram o Sistema Nacional de Garantia Mútua (SNGM), a par da Norgarante, Garval e Lisgarante.

Na abertura da sessão, António Gaspar, CEO da Agrogarante, sublinhou que "debater e refletir sobre como a inovação pode ser a força motriz da transformação em todos os setores, inclusivamente na área da consultoria, que pode ser um catalisador de inovação em diversos setores”, concluindo que "a colaboração entre empresas, centros de investigação, governo e outros stakeholders é crucial para criar um ecossistema de inovação robusto”.

Com a "Inovação: a força da transformação" como tema central da mesa-redonda, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir falar sobre experiências e de ideias inspiradoras, num debate orientado com rigor e mestria por José Diogo Albuquerque, ex-secretário de Estado da agricultura e atual CEO do Agroportal, e que contou com a presença de representantes do Grupo Frutas Classe, da Sociedade Agrícola do Monte Novo e Figueirinha, da Nutrinova, da Sabgal Foods e da Gport Consulting.

A encerrar, Carlos Oliveira, administrador da Agrogarante, além da uma síntese das várias inovações de cada uma das empresas presentes, sublinhou que no debate se evidenciou a "importância de um ambiente propício à inovação, onde a colaboração entre diferentes atores é fundamental para o sucesso das iniciativas empresariais” onde "a troca de conhecimentos e a construção de parcerias sólidas emergiram como pilares indispensáveis para a transformação”.

Segundo dados do Banco de Portugal, o setor agrícola nacional, constituído por cerca de 40800 empresas, atingiu um volume de negócios de 69 milhões de euros, em 2022, e assegurou mais de 297 mil postos de trabalho. A sua importância para a economia e para a sociedade são evidentes e a garantia mútua tem sido parceira desde a sua fundação do crescimento das empresas da agricultura, indústria de produtos agrícolas e comércio de produtos agrícolas. 

SNGM marcou presença na FNA 2024

Para além da reedição do Fórum da Garantia Mútua integrado no maior evento nacional do setor agrícola, o Sistema Nacional de Garantia Mútua (SNGM) voltou a marcar presença na Feira Nacional de Agricultura (FNA), com um stand de 54m², localizado na Nave A – stand 122, "Prazer de Provar".

Além das quatro sociedades que integram o SNGM, também empresas mutualistas foram convidadas a expor os seus produtos e serviços nesse stand, com duas empresas diferentes a marcar presença em cada um dos nove dias de duração do certame.

A Nave A, conhecida pelas suas provas e mostras de bebidas e comidas, foi dos locais mais concorridos da feira. A presença do SNGM neste espaço estratégico constitui uma excelente oportunidade para destacar o papel da inovação e da garantia mútua no desenvolvimento do setor agrícola em Portugal.

Para os promotores da FNA esta foi "uma edição histórica” com "participação sem precedentes dos altos responsáveis da nação”, o que do ponto de vista da organização "reflete a notoriedade do certame e a atenção dos membros do governo, da Assembleia da República, dos Partidos e dos representantes das Confederações patronais, à agricultura, sector primordial na economia portuguesa”.


Ver todas as noticias