Notícias
Apoio aos Setores da Restauração e Agricultura
2025-03-31
Tempestade Martinho - Apoio aos setores da restauração e agricultura para superar prejuízos
Estão a ser disponibilizados os apoios aos setores da restauração e agricultura para recuperarem dos danos diretamente causados pela tempestade Martinho, que envolveu ventos devastadores que atingiram 160 km/hora.
O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, reuniu com a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), e anunciou uma linha de emergência, que pode ir até 5 milhões de euros, para apoiar os negócios afetados. A AHRESP está a ajudar a formalizar os pedidos de apoio dos seus associados, assim que a medida permita candidaturas.
Também os agricultores da região Norte já podem declarar prejuízos na Plataforma para declaração de prejuízos agrícolas causados pela tempestade Martinho, disponibilizada pela Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do NORTE, I.P. (CCDR NORTE). Os agricultores da região Centro podem declarar os prejuízos causados pela depressão Martinho junto da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro), enquanto os agricultores da região de Lisboa e Vale do Tejo podem declarar prejuízos na CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, I.P., preenchendo a Ficha de Declaração de Prejuízos para registo e posterior confirmação dos estragos causados pela referida intempérie.
O ministro da Agricultura e Pescas anunciou no dia 27 de março apoios para as explorações agrícolas que tiveram prejuízos superiores a 30%, e pediu que os agricultores afetados declarem os seus prejuízos nas plataformas online das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).